sábado, 20 de setembro de 2008

Usina Termoelétricas

A energia elétrica é gerada em um aparelho chamado "gerador". A diferença entre as usinas hidrelétrica, nuclear e termoelétrica é na forma com que este gerador é movimentado. Na usina hidrelétrica, uma queda d'água aciona o gerador, através de uma turbina. Nas usinas termoelétrica e nuclear, novamente há uma turbina, mas é movida por vapor de água em expansão. A diferença entre uma usina termoelétrica e uma nuclear, é que o aquecimento da água é feito por queima de algum combusível (carvão, gás natural) nas usinas termoelétricas, e por decaimento radioativo nas usinas nucleares.

Usina Termoelétrica é que ela pode ser construída próximo ou junto aos locais de consumo, o que implica grande economia nos custos de implantação das redes de transmissão. O gás natural pode ser usado como matéria-prima para gerar calor, eletricidade e força motriz, nas indústrias siderúrgicas, químicas, petroquímicas e de fertilizantes, com a vantagem de ser menos poluente, facilidade de transporte e manuseio, vetor de atração de investimentos e segurança. O carvão mineral, também utilizado como matéria-prima, está presente nas boas jazidas, com fácil extração, combustível de custo moderado por ser cotado em moeda nacional e questões ambientais equacionadas.

Tem como maior desvantagem os elevados gastos com o consumo de combustíveis e sua manutenção. Além disso, dependendo do combustível, há os impactos ambientais como : poluição do ar, aquecimento das águas, o impacto da construção de estradas para o abastecimento de combustível da Usina, agravamento do efeito estufa, chuva ácida, entre outros.

Para cada GWh produzido com gás natural, são emitidas em torno de 500 toneladas de CO2 para a atmosfera. E para que essas 500 toneladas sejam lançadas ao ar do Brasil, basta apenas duas horas de operação de cada uma dessas usinas que querem desnecessariamente espalhar pelo País. Os gases poluentes emitidos agora para a atmosfera demorarão 150 anos para se dissipar. Além de todo esse dano, a termoelétrica ainda tem capacidade de causar outros enormes prejuízos ao ambiente. Uma termoelétrica necessita de enormes volumes de água para a refrigeração de seus equipamentos e por causa disso ela sempre é instalada perto de grandes mananciais, como rios e lagos. A termoelétrica pega a água fria do rio e a devolve muito quente ao caudal, cuja água então aquecida é capaz de destruir a sua fauna e flora.



David Ken Nagata Radamessi 8rb

Um comentário:

Unknown disse...

Atividade realizada com sucesso David.
Beijos,
Profa. Ekaterini.