quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Ativdade do livro - Página 27

Com o PIB industrial de R$ 436 bilhões o Estado conta com 17 aterros, quatro incineradores e cinco plantas para uso do resíduo como combustível para fornos de cimento. São Paulo conta com as mais avançadas tecnologias para o tratamento e disposição de resíduos industriais do Brasil.De acordo com a Associação, as unidades privadas brasileiras tratam 8,1 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano, sendo que 6,5 milhões são enviados para aterros, 690 mil para co-processamento em cimenteiras e 64 mil para incineração industrial. São Paulo conta com 22 empresas privadas na área.
Entre nesse site para ver o artesanato com lixo.
O Brasil produz cerca de 240 mil toneladas de “lixo” diariamente, sendo que apenas 2% deste total é reciclado! Por que? Porque reciclar é 15 vezes mais caro do que jogar o “lixo” em aterros. Existem vários problemas relacionados ao descarte de “lixo” em aterros: regiões próximas a aterros são desvalorizadas; lugares para esta destinação estão tornando-se escassos, materiais que poderiam ser reciclados misturam-se com materiais orgânicos, impossibilitando sua reutilização; o material orgânico acumulado e degradado produz o chorume, um líquido que penetra no solo, podendo atingir áreas de mananciais e contaminar a água que abastece nossas casas; além disso, estes locais são potenciais incubadoras de inúmeras doenças, transmitidas principalmente às pessoas que subsistem às custas dos materiais ali recolhidos (os catadores, inclusive crianças). Devido a estes problemas, a reciclagem tem sido amplamente divulgada na mídia e nas escolas como uma alternativa para contornar a questão do “lixo”.
Aqui em Guarulhos, dependendo do bairro, o caminhão de lixo passa de segunda, quarta e sexta feira; e em outros lugares de terça, quinta e sábado; quem faz isso aaqui em Gaurulhos é a Quitauna, e os moradores tem que colocar o lixo para fora somente quando falatar duas horas para o caminhão passar, com perigo de levar multa, isso está na lei, então é melhor cumprir.

Nenhum comentário: